Quando comecei a trabalhar em rádio, em março de 2002, ao mesmo tempo em que iniciava a graduação em Jornalismo, lembro que um colega emprestou-me o livro A Notícia na Rádio Gaúcha, do então coordenador de Jornalismo da emissora e mestrando, Luciano Klöckner. Recordo que foi por meio desse livro que comecei a desenvolver minha paixão por rádio. No entanto, após minha vida profissional e acadêmica tomar outros rumos (com dedicação mais voltada para o jornal impresso e para a Literatura), sete anos depois, tive a oportunidade de acompanhar o agora pós-doutorando professor Luciano falar não só sobre a sua dissertação de mestrado, que na época estava em andamento, mas também da sua tese de doutorado e de seu trabalho atual no pós-doutorado, durante palestra promovida pelo GEPETEC, no dia 8.
Acompanhei a fala do professor com a mesma atenção e entusiasmo com que li o livro O Repórter Esso, resultado de sua tese de doutorado e de uma pesquisa que durou mais de 10 anos. Considerei a fala dele estimulante para todos, principalmente para aqueles que, como eu, estão ingressando no mestrado agora. A gente entra com mil idéias, cheios de gás, mas assim que vamos trabalhando nas disciplinas e na dissertação, também vemos o tempo passar, e num piscar de olhos o semestre está terminando, e ficamos com a sensação de que apesar de todo o esforço, ainda ficou muito por fazer. E eu senti isso também na fala do professor Luciano, que está no meio acadêmico há bastante tempo, que já pesquisou muito, mas que deixou claro que ainda tem muito para ser pesquisado.
Além disso, fiquei com a impressão de que para aqueles que foram na palestra, tudo o que foi dito foi muito enriquecedor. E para aqueles que não puderam comparecer, fica a sugestão de leitura: O Repórter Esso – A síntese Radiofônica Mundial que fez história, do professor Dr. Luciano Klöckner.
Eduardo Ritter – jornalista, mestrando e integrante do GEPETEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário